top of page

Conheça os professores da Escola de Crítica Teatral Ver a Cena

DESIRÉE PESSOA

Diretora e fundadora do Grupo NEELIC, Desirée Pessoa é encenadora com título de Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO e Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Especialista em ética nas artes cênicas, é professora licenciada em Teatro pela UFRGS. Já dirigiu diversos espetáculos, dentre eles: Clitemnestra, O Retrato, Sem Açúcar, Primeiro Amor, A Noiva do Caí, Portas do Invisível, Hallucination: vida e obra de Virginia Woolf, Olhar de Frente, A Casa da Saudade, Os Gringos à Beira de um Ataque de Nervos, As Alegres Latinas de POA, No Fim do Dia, O Homem no Corredor, Capital e MERDA!. Todos fizeram grandes temporadas em diferentes teatros e espaços alternativos no RS, RJ e MG.

É também atriz, com vasta experiência de formação e carreira. Como docente, ministra cursos e oficinas na Escola de Teatro do NEELIC desde 2003. Já ministrou aulas na UFPEL (Pelotas-RS), UFRGS (POA-RS) e Université Paris Nanterre (Paris-FR). 

É coordenadora da Escola de Teatro do NEELIC e, também, produtora e pesquisadora em projetos do grupo NEELIC.

MARCIO PIZARRO NORONHA 

Docente no curso de Licenciatura em Dança (UFRGS). Professor e pesquisador universitário, psicanalista, escritor, vinculado à UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS com atuação na UFRGS. Atua no campo de pesquisa interartes e transmidialidades e estudos dos processos de subjetivação na contemporaneidade e, atualmente, escreve sobre a temática das redes de produção e economias dos objetos artísticos e estéticos. É Dr. em Antropologia - USP (1999), Dr. em História - PUCRS (1998), Ms. em Antropologia - UFSC (1992), Esp. em Teoria da Comunicação - Jornalismo - PUCRS, Esp. em História RS - FAPA, Grad. em História - Lic. Plena e Bacharelado - PUCRS (1987). Autor de diversos livros, dentre eles ECONOMIA DAS ARTES e GESTÃO EM ARTE E CULTURA (AUTOR E ORGANIZADOR). É membro do grupo CNPq (UFRGS) ARQUITETURA E FILOSOFIA, coordenado pelo professor DR. FERNANDO FUÃO (UFRGS), e integrou a organização da coleção de livros do COLÓQUIO DERRIDA.

 

RAFAEL GLÓRIA

Jornalista formado na Ufrgs, especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs e Mestre em Comunicação pela Ufrgs, onde realizou uma História Cultural do veículo alternativo Coojornal. Tem experiência em jornalismo impresso e digital, colaborando com periódicos como Correio do Povo, Jornal do Comércio e Jornal Metro. Também tem vasta experiência na cobertura cultural, sendo editor-fundador do site Nonada - Jornalismo Travessia, pelo qual recebeu Menção Honrosa no prêmio Ari de Jornalismo. Apresentou programas de rádio na Ipanema, Rádio Estação Web e na Minima.fm. Também foi o responsável pelas reportagens e textos da publicação RUA SETE, do Santander Cultural, assim como um dos idealizadores do projeto editorial. Já cobriu eventos como a Feira do Livro de Porto Alegre, CineEsquema Novo e Vestibular da Ufrgs. Tem interesse na cultura, no jornalismo cultural, escrita criativa, direitos humanos na Comunicação e História do Jornalismo. Tem experiência com escrita criativa, em Oficina do escritor Charles Kiefer, da Pucrs e do Espaço Metamorfose. Também ministra oficinas e cursos na área do jornalismo cultural, do jornalismo alternativo e da escrita criativa.

SAMUEL OLIVEIRA

Samuel Oliveira é licenciado em Letras - Português/Inglês pela UFRGS, Mestre e Doutorando em Letras pela UFRGS. É ator do grupo NEELIC e professor de Língua Portuguesa da rede municipal de Canoas (RS). Em sua formação como ator, realizou os cursos: "Curso de Teatro - Nível Intermediário" (CEDAC/Guaíba), "Teatro de Fato" (SETUDEC/Guaíba), "Um Estudo Sobre Shakespeare" (Escola do NEELIC/Porto Alegre), "Práticas em Teatro: O Teatro Grego" (Escola do NEELIC/Porto Alegre), "O Trágico em Nelson Rodrigues" (Escola do NEELIC/Porto Alegre). Participou, junto ao grupo NEELIC, das atividades de pesquisa: "Laboratório Cênico: Encontro com Koltès", "Pesquisa e Investigação em Performance Cênica", "Pesquisa-Ação em Performance", "Seminário Nacional: Cena e Performance". Atuou nos espetáculos: "A Morte de Bento Gonçalves" (Thamiris Abbad/2009), "Não Dá Nada" (José Renato Leão/2010), "A Voz dos Oprimidos" (Araxane/2012), "Os Gringos À Beira de um Ataque de Nervos" (Desirée Pessoa/2014), "Ricardo" (Desirée Pessoa/2014), "As Alegres Latinas de POA" (Desirée Pessoa/2014), "A Hora Marcada" (Desirée Pessoa/2015), "Primeiro Amor" (Desirée Pessoa/2015), "No Fim do Dia" (Desirée Pessoa/2015), "Toda Nudez Será Castigada" (Desirée Pessoa/2016), MERDA! (Desirée Pessoa/2019). Foi assistente de direção do espetáculo "Traça-Letra e Traça-Tudo" (Desirée Pessoa/2021).

bottom of page