Escola de Crítica Teatral Ver a Cena! 

ESCOLA DE CRÍTICA TEATRAL VER A CENA

A Escola de Crítica Teatral Ver a Cena nasceu, na capital situada na ponta Sul do Brasil, com o propósito de formar futuros críticos em teatro.

 

A primeira turma da escola realizou um curso composto por 33 encontros. Os encontros foram organizados em diversas ações artístico-pedagógicas, quais sejam: 1 encontro de abertura; 18 encontros para oficinas; 1 encontro para assistir ao espetáculo "Palácio do Fim", da Cia Incomode-te; 1 encontro para assistir ao espetáculo "Terra Medeia", de Sara Stridsberg; 1 encontro para assistir ao espetáculo "MONSTRO", da Companhia Artera de Teatro; 1 debate aberto sobre os espetáculos assistidos; 6 encontros em ensaios abertos (3 da mostra de espetáculos do grupo NEELIC e 3 do espetáculo novo do grupo); 3 encontros nos espetáculos da mostra do grupo NEELIC e 1 encontro na temporada de estreia do espetáculo infantil do grupo NEELIC. Todas as ações tiveram entrada franca.

Durante o curso, também foi realizado um conjunto de 18 oficinas teórico-práticas, ao longo de 6 meses, para compartilhar e nutrir conhecimentos sobre a trajetória da crítica teatral no Brasil e possibilitar o desenvolvimento de textos de autoria dos próprios participantes da escola Ver a Cena. Nas oficinas, que ocorreram de maneira virtual, foram estudados, dentre outros, textos de figuras icônicas da área da crítica teatral brasileira, como Anatol Rosenfeld, Décio de Almeida Prado, Edélcio Mostaço, Fernando Peixoto, Barbara Heliodora, Ruggero Jacobi, Sábato Magaldi e Yan Michalski.

Os participantes foram estimulados, ainda, a realizar a leitura de textos de autores que atuam na área da crítica teatral na cidade de Porto Alegre atualmente. Os participantes também foram instigados, através das oficinas, a desenvolver seu raciocínio crítico e autoral, buscando caminhos que os diferenciem daqueles já percorridos pelos autores existentes na cena local atual. Para tanto, foram realizados exercícios de escrita, permeados pelo estímulo à pesquisa e investigação individual, no sentido de possibilitar aos estudantes o desenvolvimento do pensar que alia teoria à prática da autoria.

O projeto “Ver a Cena” está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

Para saber mais sobre todo o projeto CLIQUE AQUI.

Sobre o Grupo NEELIC
 

Somos um grupo de teatro performativo fundado em 2003. Trabalhamos no setor cultural desde a fundação. Já promovemos, para tanto, diversos eventos e atividades em locais públicos, como a Usina do Gasômetro e o HPSP. Hoje, nossa sede situa-se à Av. França, próxima à área central de Porto Alegre. Na Casa do NEELIC, são desenvolvidos ensaios, reuniões, processos criativos, apresentações e todos os cursos que disponibilizamos através da Escola de Teatro do NEELIC. Oferecemos cursos e oficinas de teatro para diversos tipos de público, formação de atores e atrizes, e também treinamentos para desenvolvimento pessoal e profissional, individuais e em grupos, para profissionais de áreas variadas. 

Trabalhamos com pesquisa, criação e circulação de espetáculos e nossa escola de teatro é uma das maiores do RS, composta por cursos voltados a interessados com diferentes objetivos e níveis de experiência. Nossa trajetória é marcada pela convivência com profissionais e grupos de teatro relevantes na cena gaúcha. Nossa construção poética se define pela experimentação. 

Para saber mais CLIQUE AQUI.

  • Facebook
  • Instagram
  • Grey Blogger Ícone
  • Twitter
  • YouTube
  • Grey Vkontakte Ícone